sábado, 21 de março de 2009

Projecto do Mobile


Formato de apresentação: exposição.


Tema: o amor


Projecto de animação na área de trabalhos manuais


Projecto de animação dirigido a crianças

Apresentação/sinopse (resumo):

Este projecto resume-se na elaboração de um mobile com o tema o amor, mas este em vez de ser um mobile normal de crianças tem de ter dimensões maiores. Este projecto tem como objectivo aprendermos a trabalhar em dimensões maiores.

Pesquisa e recolha de informação e materiais:

Neste projecto a pesquisa foi bastante extensa, visto que eu não sabia o que era um mobile, nem como este se constitui-a. Mesmo em relação as coisas que se penduram eu não tinha nenhuma ideia base e fui pesquisar imagens na Internet.

Materiais utilizados:

Os materiais usados neste trabalho foram essencialmente tubos VD, parafusos, rolamentos, arame de aço grosso para a estrutura. Para a parte das coisas que ficam penduradas utilizei tecidos, linhas, garrafas de iogurte liquido, revistas, fita-cola, cola branca e tintas.

Descrição do projecto:

Vou começar por falar de como a estrutura foi realizada. Os meus materiais utilizados nesta estrutura foram coisas reaproveitadas. O meu tio ajudou-me e ele tem alguns bocados de materiais e eu pequei neles com a sua ajuda e pensamos numa estrutura. Então com um tubo de 12mm cortamos este em três partes de 30cm cada um, logo de seguida pegamos noutro tubo VD só que este maior, de 32mm. Com um maçarico aquecemos o tubo e dentro deste colocamos um rolamento com uma união dentro desse rolamento. E repetimos isso três vezes. Depois encaixamos os nossos tubos de VD de 12mm dentro dessa união e para que segura-se usamos uns parafusos em vez de cola para que a estrutura fosse desmontável. Faltava-nos ainda os braços da estrutura e então com arame de aço do grosso fizemos os braços, o de cima tinha 50cm para cada lado e era constituído por 4 braços; o segundo andar tinha também 4 braços mas mais pequenos com 30 cm cada um, este braços foram presos com fita-cola da larga nos tubos de VD de 32mm. E por fim no andar de baixo para que fosso diferente coloquei uma roda feita do mesmo arame que os braços e prendi no tubo de VD atravessando um arame de aço mais fininho neste. Depois de já estar tudo montado fiz umas cruzetas para o andar de cima de tudo, para cada um dos seus braços e tinha para cada lado 10cm. A minha estrutura foi decorada com tecido para que fica-se colorida. E assim a estrutura esta terminada.

Quanto ao resto, ou seja as coisas que iriam ficar penduradas no mobile que comecei por fazer umas fadas, pois as fadas remetem-me a fantasia e o amor não é mais do que a fantasia da felicidade. Sendo assim fiz três fadas, uma maior que as outras. Fiz as fadas com embalagens de iogurtes líquidos, a embalagem seria o corpo da fada, de seguida na parte da cabeças fiz com revista amassada e colei com fita-cola, os braços, as pernas e as asas fiz com arme do fininho e revesti com revista e fita-cola e depois uni tudo e revesti toda a fada com lenços de papel e cola branca. Depois de estar seco pintei, a cara os braços e as pernas de uma cor que se assemelha-se a cor da pele (coisa que não foi conseguida, pois ficou muito amarela), os vestidos foram pintados de três cores diferentes, um verde, um roxo e um cor-de-laranja. Para o cabelo foram tirinhas de tecido amarelas e rosas. A cara foi desenhada com caneta preta permanente.



O resto foram tudo coisas feitas com tecido, fiz corações de várias cores, uma lua, uma flor e três estrelas. As cores dos tecidos eram a mais variada possível e foram realizadas da seguinte forma: com moldes desenhamos o tecido e depois cortamos e cozemos e enchemos com enchimento. Com tecido fiz também as borboletas, estas borboletas são de três tamanhos diferentes a fiz 4 de cada tamanho, depois de já estarem cosidas e devidamente enchidas juntei-as umas as outras com fio de nastro.

A junção de tudo foi feita da seguinte forma: no anda de cima a meio de cada braço coloquei as borboletas e mas cruzetas das pontas coloquei num lado um fada e um coração e no lado oposto outra fada e outro com outro coração; nos outros dois braços coloquei num uma estrela e um coração e no outro fiz igual. No andar do meio coloquei uma lua, uma estrela, uma flor e um coração, uma em cada braço. No andar de baixo pôs 4 corações ao longo da roda e no meio desta coloquei a minha fada maior. E assim deu-se por terminado o trabalho.


Reflexão critica:

Auto avaliação: penso que este projecto foi bom de realizar, deu muito trabalho, principalmente trabalho de casa, pois não foi tudo realizado nas aulas. Foi um bocado complicado de arrancar pois não tinha noção nenhuma de como fazer, nem o que era um mobile, mas depois das noções básicas foi tudo muito mais fácil. Devido às suas proporções não acho que foi bem aceite pela turma, pois tem dimensões enormes. O meu trabalho acho que foi bem conseguido pois cumpri tudo o que era pedido, o meu mobile tinha três andares como era pedido e rodava. E por isso avalio o meu trabalho como bom.

Problemas surgidos, tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas as dificuldades: a parte mais difícil deste projecto foi a estrutura pois tínhamos que construir uma grande e não estávamos preparadas para isso e por isso considero que foi a parte mais difícil.
Apreciação dos outros trabalhos: sinceramente houve trabalhos bons e outros piores, mas se formos a ver a nível geral foram poucas as pessoas que cumpriram o pretendido, visto que a maioria dos mobiles não tinha três andares e não girava, mas eu gostei de todos, pela sua diversidade, mas acho que as pessoas deviam ter as Cóias mais pensadas.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Projecto da Maquete - Zoo-Parque

Formato de apresentação: exposição.
Tema: jardim zoológico
Projecto de animação na área de trabalhos manuais
Projecto de animação dirigido a crianças
Apresentação/sinopse (resumo):
Este projecto resume-se na elaboração de uma maquete de um zoológico com parque de diversões. Este projecto tem como objectivo a aprendizagem de trabalhar “sobre regras”, ou seja, é um trabalho que exige de nós uma maior perspicácia em termos de medidas e realismo.
Pesquisa e recolha de informação e materiais:
neste projecto a pesquisa foi bastante escassa, pois eu frisei como objectivo não me basear em nada em concreto e começar a fazer o trabalho por gosto próprio.
Os materiais usados neste trabalho foram essencialmente uma placa de roofmake, areia da praia e areia de gato, tintas e cola palitos e paus de espeto, linhas e esfregão verde. Neste projecto a utilização de materiais recicláveis não foi bem sucedida, visto que gastamos bastante dinheiro e não aproveitamos outro tipo de recursos.

Descrição do projecto:
antes de qualquer decisão fizemos a planificação e com quê que cada uma ia ficar. Optamos por cada pessoa fazer um animal (o animal era igual ao que já tínhamos trabalhado, eu por exemplo com já tinha trabalhado a tartaruga esse foi o meu animal. Depois cada pessoa tinha que ficar com uma diversão e eu acabei por não ficar com nenhuma diversão e fiquei com a entrada.
Começamos por arranjar uma medida para cada placa de roofmake utilizada e como as placas tinham todas 1,20m ficou acordado que cada pessoa ficaria com um quadrado de 60cm. Depois das medidas estarem concluídas o próximo passo foi delinear a linha do comboio para que quando as placas se juntássemos trem do comboio que percorria o jardim zoológico desse certo, a decisão foi de 3cm de largura. Já o caminho terrestre ficou com a largura de 1,5cm nas extremidades.
Tudo isto é feito à escala de 1,5, sendo assim 1m é igual a 2cm. Na parte do comboio ficou designado que altura da linha era de 7cm, sendo esta estrutura feita com paus de espeto e cada pau tinha de ter 8cm, sendo 1 para enterrar, cada um destes paus estava separados por 3cm e entre estes 3cm iram se encontrar dois paus cruzados, cada um com 7cm.
Eu comecei por estruturar a minha placa, desenhando por alto aquilo que queria. Para começar achei que para entrada ficar melhor se tivesses um parque de estacionamento e sendo assim fiz um marca de 6cm até à entrada propriamente dita do jardim zoológico. Ate essa marca de 6 cm eu queria criar a ilusão de alcatrão e para isso fiz o seguinte: peguei em cola branca e misturei com tinta preta, juntando por fim areia da praia fina, desta mistura deu-se um preparado bastante parecido com o alcatrão. Depois para dar um toque diferente fiz umas riscas em branco para fazer o género de um parque estacionamento e claro como não podia deixar de ser fiz um lugar, perto da entrada para deficientes. De seguida procedi à construção da linha de comboio.
Depois de estar tudo isto concluído comecei a fazer a parte da tartaruga, onde fiz uma cerca feita de palitos normais. Tendo cada palito 3cm e desses cm 1,5cm era para enterrar, o espassamento entre cada palito era de aproximadamente 1cm. Depois de já estar todos este processo finalizado, passei à parte seguinte, que era fazer: com uma linha ligeiramente mais grossa que as normais e passeia por entre os palitos, mais ou menos a meio. Depois com outra linha passei por cima dos palitos, para estes terem um aspecto mais real de cerca, para a linha não se soltar revesti tudo com um pouco de cola branca, e para finalizar esta cerca juntei dois palitos e fiz uma pequena porta para que os tratadores pudessem entrar.
Depois de isto feito decidi fazer as bilheteiras ( a da entrada a do comboio), foram feitas com bocados de roofmake e cartão. bilheteira da entrada tem 5cm de altura o que equivale a 2,5m o suficiente para uma pessoa, e 3cm de largura, a porta tem 4cm. Na zona da frente existe uma janela a qual leva por dentro um bocado de papel de acetato para fazer de conta que é vidro. A outra bilheteira é semelhante, mas ligeiramente mais pequena para não chamar tanto a atenção como a principal. A bilheteira da entrada é branca e a do comboio é cor-de-laranja. De seguida fiz uma escada de acesso ao comboio, também esta feita em roofmake, cada degrau tem 0,5cm e para fazer o corrimão utilizei palitos. Depois também decidi construir uma casa das maquinas, aquela que dirige o comboio e fiz-la da seguinte forma: 5cm de altura, 3cm de largura, a porta tem cerca de 4cm, e dentro desta casa encontra-se um pequeno banco e uma mesa.

Sendo assim fiz o caminho terrestre. É feito de serrim com cola branca, sem qualquer tipo de cor, pois a própria cor do serrim já dá um aspecto de chão. À volta do caminho também fiz uma cera, para que as pessoas não passassem. Esta cerca é ligeiramente diferente da outra, pois é feita com uns palitos trabalhados na ponta, são os chamados palitos de caracóis. Estes palitos foram colocados com uma distancia de aproximadamente de 1cm, entre cada uma levava uma linha bem mais fina do que a outra, uma na zona debaixo e outra na zona superior.
Logo de seguida, construí o muro com placa de roofmake e revesti-o com areia fina da praia para dar uma efeito de muro de pedra. Para segurar melhor o muro coloquei palitos nas extremidades. Depois fiz a zona verde, ou seja, a zona da relva, foi feita com serrim fininho com muita cola branca, agua e verde. Preenchi os espaços vazios com verde. Depois com esfregão verde fiz arbustos, à volta de toda a linha de comboio coloquei vários arbustos e também juntos do muro e alguns espalhados pela relva. Sobre os arbustos passei o pincel com um pouco de amarelo, muito levemente, para dar um efeito de pequenas flores. E claro que tinha de existir arvores, estas são feitas de paus espeto para o tronco pintados de castanho (a altura era indefinida) e para a copa utilizei também o esfregão verde. Coloquei varias arvores espalhadas por toda a placa. Dentro da linha do comboio coloquei areia de gato, e esta foi colada pedra a pedra para não haver falhas e por fim revestidas com cola branca.
Quando olhava para a minha parte da maquete apercebi-me que lhe faltava alguma coisa, algo divertido e assim surgiu-me a ideia de fazer uma pequena diversão infantil. O que fiz foi um escorrega que cai numa caixa cheia de bolinhas e depois para sair tem um túnel de escorrega, que vai dar a uma zona fofa. O escorrega tem 3cm e cai uma caixa que 4cm por 2,5cm e 1cm de altura. As escadas do escorrega são feitas de palitos e o escorrega, cor-de-laranja, de roofmake, a caixa é feita de cartão e está pintada de azul e cor-de rosa, o túnel é amarelo e é feito com um bocado de revista enrolado. A parte do colchão é feita com esfregão branco que dá um efeito uma coisa fofa. As crianças neste parque não podem andar com sapatos e por isso logo no inicio tem um prateleira para colocar os sapatos, esta é feita de cartolina, tem um sinal a indicar isto mesmo. O caminhos por ode elas andam é feito de palitos com 1cm e estão pintados as cores. Existem ainda dois bancos feitos com palitos com 2,5cm de comprimento.


Faltava-me então uma parte importante, que era o habitat das tartarugas. Sendo assim cavei um bocado de placa para fazer a zona da agua e pintei de azul revestindo com cola branca, depois pintei o resto de verde e coloquei uns arbustos, mas como a agua das tartarugas estava muito limpa eu peguei num bocado de verde e borrei a agua. Por fim coloquei as tartarugas.

Por fim fiz o portão do jardim zoológico. O portão era feito com paus de espeto, os paus iam a crescer de 0,5 em 0,5 ate ao topo do portão, o 1º tinha 3cm e o do meio 4,5cm. Depois para unir usei um pau cavado em quarto zonas para encaixar os paus do portão e enrolei com linha. Depois com cartolina fiz um arco a dizer “zoo-parque” (que é o nome do nosso jardim zoológico) e prendi com dois palitos.


Reflexão critica:

Auto avaliação: acho que este projecto foi o melhor que já realizamos, pois foi o que mais motivou a turma. Também acho que houve coisas que correram pior como adaptação as novas regras, ou seja as medidas e todo aquele realismo a que não estavamos habituadas. Mas em geral acho que o eu desempenho foi bastante bom e o projecto empreendedor, visto que nos dá mais experiência com outros materiais que podemos vir a utilizar no nosso estágio. Acho pessoalmente, que devemos apostar neste tipo de trabalhos, pois são de fácil concretização para as crianças.
Problemas surgidos, tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas as dificuldades: neste projecto surgiram muitos problemas, mas todos eles foram superados com sucesso. A parte mais complicada de realizar foi a zona das cercas, pois necessitava de muita perspicácia e paciência, sem contar que também era preciso ter muito cuidado, pois magoava um pouco ao trabalhar. Outra coisa na qual perdi muito tempo e mesmo assim acho que não ficou perfeito foi a linha do comboio, pois esta tinha de ser pintada de preto e eu acho que ainda tem muitas falhas a minha linha de comboio. De resto acho que tudo correu pelo melhor.
Apreciação dos outros trabalhos: desta vez achei que a maioria das pessoas não fez o que era mais importante (isto no meu ponto de vista) que era fazer tudo à escala, na maioria dos trabalhos as pessoas, se existissem, não conseguiam andar nem fazer nada, devido as porporçoes mal calculadas. Mas depois quando tudo se juntou o produto final ficou muito lindo, pois havia uma variedade de cores e formas, acho que valeu apena o esforço.