sábado, 21 de março de 2009

Projecto do Mobile


Formato de apresentação: exposição.


Tema: o amor


Projecto de animação na área de trabalhos manuais


Projecto de animação dirigido a crianças

Apresentação/sinopse (resumo):

Este projecto resume-se na elaboração de um mobile com o tema o amor, mas este em vez de ser um mobile normal de crianças tem de ter dimensões maiores. Este projecto tem como objectivo aprendermos a trabalhar em dimensões maiores.

Pesquisa e recolha de informação e materiais:

Neste projecto a pesquisa foi bastante extensa, visto que eu não sabia o que era um mobile, nem como este se constitui-a. Mesmo em relação as coisas que se penduram eu não tinha nenhuma ideia base e fui pesquisar imagens na Internet.

Materiais utilizados:

Os materiais usados neste trabalho foram essencialmente tubos VD, parafusos, rolamentos, arame de aço grosso para a estrutura. Para a parte das coisas que ficam penduradas utilizei tecidos, linhas, garrafas de iogurte liquido, revistas, fita-cola, cola branca e tintas.

Descrição do projecto:

Vou começar por falar de como a estrutura foi realizada. Os meus materiais utilizados nesta estrutura foram coisas reaproveitadas. O meu tio ajudou-me e ele tem alguns bocados de materiais e eu pequei neles com a sua ajuda e pensamos numa estrutura. Então com um tubo de 12mm cortamos este em três partes de 30cm cada um, logo de seguida pegamos noutro tubo VD só que este maior, de 32mm. Com um maçarico aquecemos o tubo e dentro deste colocamos um rolamento com uma união dentro desse rolamento. E repetimos isso três vezes. Depois encaixamos os nossos tubos de VD de 12mm dentro dessa união e para que segura-se usamos uns parafusos em vez de cola para que a estrutura fosse desmontável. Faltava-nos ainda os braços da estrutura e então com arame de aço do grosso fizemos os braços, o de cima tinha 50cm para cada lado e era constituído por 4 braços; o segundo andar tinha também 4 braços mas mais pequenos com 30 cm cada um, este braços foram presos com fita-cola da larga nos tubos de VD de 32mm. E por fim no andar de baixo para que fosso diferente coloquei uma roda feita do mesmo arame que os braços e prendi no tubo de VD atravessando um arame de aço mais fininho neste. Depois de já estar tudo montado fiz umas cruzetas para o andar de cima de tudo, para cada um dos seus braços e tinha para cada lado 10cm. A minha estrutura foi decorada com tecido para que fica-se colorida. E assim a estrutura esta terminada.

Quanto ao resto, ou seja as coisas que iriam ficar penduradas no mobile que comecei por fazer umas fadas, pois as fadas remetem-me a fantasia e o amor não é mais do que a fantasia da felicidade. Sendo assim fiz três fadas, uma maior que as outras. Fiz as fadas com embalagens de iogurtes líquidos, a embalagem seria o corpo da fada, de seguida na parte da cabeças fiz com revista amassada e colei com fita-cola, os braços, as pernas e as asas fiz com arme do fininho e revesti com revista e fita-cola e depois uni tudo e revesti toda a fada com lenços de papel e cola branca. Depois de estar seco pintei, a cara os braços e as pernas de uma cor que se assemelha-se a cor da pele (coisa que não foi conseguida, pois ficou muito amarela), os vestidos foram pintados de três cores diferentes, um verde, um roxo e um cor-de-laranja. Para o cabelo foram tirinhas de tecido amarelas e rosas. A cara foi desenhada com caneta preta permanente.



O resto foram tudo coisas feitas com tecido, fiz corações de várias cores, uma lua, uma flor e três estrelas. As cores dos tecidos eram a mais variada possível e foram realizadas da seguinte forma: com moldes desenhamos o tecido e depois cortamos e cozemos e enchemos com enchimento. Com tecido fiz também as borboletas, estas borboletas são de três tamanhos diferentes a fiz 4 de cada tamanho, depois de já estarem cosidas e devidamente enchidas juntei-as umas as outras com fio de nastro.

A junção de tudo foi feita da seguinte forma: no anda de cima a meio de cada braço coloquei as borboletas e mas cruzetas das pontas coloquei num lado um fada e um coração e no lado oposto outra fada e outro com outro coração; nos outros dois braços coloquei num uma estrela e um coração e no outro fiz igual. No andar do meio coloquei uma lua, uma estrela, uma flor e um coração, uma em cada braço. No andar de baixo pôs 4 corações ao longo da roda e no meio desta coloquei a minha fada maior. E assim deu-se por terminado o trabalho.


Reflexão critica:

Auto avaliação: penso que este projecto foi bom de realizar, deu muito trabalho, principalmente trabalho de casa, pois não foi tudo realizado nas aulas. Foi um bocado complicado de arrancar pois não tinha noção nenhuma de como fazer, nem o que era um mobile, mas depois das noções básicas foi tudo muito mais fácil. Devido às suas proporções não acho que foi bem aceite pela turma, pois tem dimensões enormes. O meu trabalho acho que foi bem conseguido pois cumpri tudo o que era pedido, o meu mobile tinha três andares como era pedido e rodava. E por isso avalio o meu trabalho como bom.

Problemas surgidos, tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas as dificuldades: a parte mais difícil deste projecto foi a estrutura pois tínhamos que construir uma grande e não estávamos preparadas para isso e por isso considero que foi a parte mais difícil.
Apreciação dos outros trabalhos: sinceramente houve trabalhos bons e outros piores, mas se formos a ver a nível geral foram poucas as pessoas que cumpriram o pretendido, visto que a maioria dos mobiles não tinha três andares e não girava, mas eu gostei de todos, pela sua diversidade, mas acho que as pessoas deviam ter as Cóias mais pensadas.