segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O papel de um animador sócio-cultural:

Introdução:

Este trabalho tem como objectivo principal dar a conhecer o papel de um animador sócio-cultural, as suas competências, os seus objectivos e a sua actividade perante a sociedade.

A animação tem vindo a adquirir uma importância muito relevante nas sociedades actuais. Tem como finalidade potenciar e desenvolver as capacidades humanas de relação, de convivência e de interajuda, é como se existisse uma necessidade sentida e generalizada de vivenciar a solidariedade e o compromisso.

Um dos aspectos principias da animação sócio-cultural é de se manter em contacto íntimo com cada realidade social, o que a vinculou directamente ao campo de acção.

Animação sócio-cultural trata-se de muito mais que um conjunto de praticas criativas e participativas. Implica um filosofia de vida, uma concepção de Homem e de sociedade, ao mesmo tempo, uma forma de fazer e de viver caracterizada por um projecto de pessoa e de sociedade na qual cada individuo constrói o seu próprio destino no e com o grupo, no contexto da sua comunidade.



O que é um animador sócio-cultural?

Um animador sócio-cultural é uma pessoa que tem como missão promover o desenvolvimento sócio-cultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades facilitadoras da animação (de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

Um animador precisa de certos requisitos para poder desempenhar o seu trabalho perante a sociedade, tais como: fortes competências sociais (gostar de comunicar e estar com pessoas) muita criatividade e dinamismo são qualidades imprescindíveis. Saber criar empatia, ter qualidades de liderança, de organização são também requisitos apreciáveis, já que o animador tem que fazer com que as pessoas adiram e se envolvem nas actividades propostas por ele mesmo.



Quais as suas principais funções?

O animador sócio-cultural tem como principais funções organizar, coordenar e/ou desenvolver actividades de animação e desenvolvimento de grupos e comunidades através da programação de um conjunto de actividades de carácter educativo, cultural, desportivo e social. Nesse âmbito, reúne os recursos necessários (equipamentos, meios financeiros e humanos), concebe e executa suportes materiais para o desenvolvimento das acções, avalia os programas e efectua os respectivos.



Quais os objectivos de um animador sócio-cultural?

Os objectivos de um animador são baseados em:

  • Compreender a animação como uma atitude face ao público-alvo;
  • Enquadrar a animação como factor de execução e de possível resposta face às necessidades da população existente;
  • Adequar o conceito de animação às diferentes áreas de intervenção;
  • Definir o papel das ciências sociais e humanas no enquadramento da animação;
  • Construir um projecto de animação adequado às características técnicas de cada participante.



Qual o método de um animador sócio-cultural?

O animador precisa de um método de trabalho para alcançar os objectivos dentro da sua área, que se baseia em:

  • Técnica activas, promovendo-se a participação através da exposição e discussão de experiências individuais, brainstorming, análise em grupo restrito;
  • Discussão em grupo alargado; explicitação através de práticas simuladas;
  • Discussão e criação em grupo, de projectos de animação individuais, face a diferentes contextos e áreas de intervenção.



Quais as actividades que um animador sócio-cultural deve desenvolver?

Um animador deve desenvolver as seguintes actividades:

  • Estudar, integrado em equipas multidisciplinares, o grupo alvo e o seu meio envolvente, diagnosticando e analisando situações de risco e áreas de intervenção sob as quais actuar;
  • Planear e implementar em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projectos de intervenção sócio-comunitária;
  • Planear, organizar e promover/desenvolver actividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interacção social;
  • Promover a integração grupal e social;
  • Incentivar, fomentar e estimular as iniciativas dos indivíduos para que estes organizem e decidam o seu projecto lúdico ou social, dependendo do grupo alvo e dos objectivos da intervenção;
  • Desenvolver a interacção entre os vários actores sociais da comunidade;
  • Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores que afectem o seu bem-estar e actua de forma a ultrapassar possíveis situações de isolamento, solidão e outras;
  • Informar a equipa técnica caso se verifique a ocorrência de alguma situação anómala;
  • Articular a sua intervenção com os actores institucionais nos quais o grupo ou o indivíduo se insere;
  • Gerir um espaço de ATL – Actividades de Tempos Livres;
  • Elaborar relatórios de actividades.



Conclusão:

Com este trabalho compreendi que um animador sócio-cultural é uma pessoa que vive da interacção entre si mesmo e a sociedade.

Sobre o posicionamento do animador, as tendências têm oscilado entre um modelo de animador como «interventor», concedendo-lhe um sentido externo no qual animar seria igual a «dar vida», e um modelo de animador como «mediador», com um carácter permanente, em que animar seria igual a «pôr em relação». Embora muitas vezes esta dupla função esteja interligada, é a partir da consciência destas diferentes posições que se pode desenhar a sua formação.

Os animadores sendo produtores de inquietude mostram-se como vitalizadores do social.



Bibliografia:

  • http://www.apdasc.com/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=33&Itemid=77
  • http://www.itap-net.org/curniii/animador.html
  • http://www.alcance-alcoutim.com/formacao/detalhe.asp?tipo=em&id=19
  • fórum estudante – Animação sócio-cultural, cidade das profissões.

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