• Formato de apresentação: exposição.
• Tema: máscaras
• Projecto de animação na área de trabalhos manuais
• Projecto de animação dirigido a crianças
• Apresentação/sinopse (resumo):
Este projecto resume-se na construção de uma máscara de gesso, com o objectivo de aprender a trabalhar com o material em questão, seriam executadas duas máscaras, uma veneziana e outra de rosto completo. A primeira seria ao nosso gosto, mas a segunda teria de ser coberta com papel de alumínio (prata), por fim, decorávamos com tintas e matérias desejados.
• Pesquisa e recolha de informação e materiais:
Nesta primeira fase, eu baseie-me apenas na pesquisa de máscaras que já havia visto em exposições.
Os materiais utilizados foram o gesso e materiais relacionados com papel, como o cartão, o jornal, tintas e cola branca.
Descrição do projecto:
O nosso colega deitava-se na mesa e de seguida cobríamos o seu rosto de óleo Johnson, colocando mais na zona das sobrancelhas, perto do cabelo e nos lábios. Tínhamos ao nosso lado uma bacia com água onde molhávamos o gesso. O gesso já estava preparado junto com a ligadura. Começamos então a cobrir vagarosamente a cara do colega em questão. Iniciamos pela testa, mas como era a primeira vez as minhas tiras de gesso estavam com muita água e escorria bastaste, por isso tive que começar a molhar menos. Esta primeira máscara era veneziana e por isso não tinha a zona da boca nem do queixo, ou seja, é uma máscara aberta. A parte mas complicada e que demorou mais tempo na realização foi a zona dos olhos e do nariz, por causa da sua importância e difícil acesso. Demos várias camadas para que a máscara ficasse com uma grossura suficiente para não partir logo e ser mais resistente.
A segunda máscara foi realizada da mesma forma que a primeira, mas esta era de rosto completo, ou seja, também atingia a zona do queixo e da boca. Demorou mais tempo esta máscara do que a outra na sua realização, mas também já tivemos outro cuidado, devido há maior dificuldade que estávamos a passar. Como já tínhamos realizado uma máscara esta ficou melhor feita.
Depois da construção da máscara passamos à sua decoração. Antes de aplicarmos seja o que for demos duas camadas de cola branca para a máscara ficar mas resistente ainda. De seguida passamos a sua decoração. A 1ª máscara era ao nosso gosto, por isso optei por fazer uma coisa simples, decidi fazer o dia e a noite na máscara. Sendo assim pintei metade da máscara de azul e outra metade de amarelo, depois com um bocado de cartão fiz uma lua, uma estrela, um sol e uma nuvem. Os quais cobri com papel de alumínio para chamar a atenção. De seguida com bocados muito pequenos de cartão, os quais cobri com um lenço do papel e cola branca, pintei da cor da máscara, isto é, pintei dois de azul e dois de amarelo. Estes pequenos bocados de cartão serviram da dar relevo à lua, à estrela, ao sol e à nuvem. Por fim, com uma cola com brilhantes dourados dei ênfase a divisão da máscara e do lado da noite fiz pequenos asteriscos para dar efeito de estrelas ao longe e do lado do dia fiz umas gaivotas com marcadores permanentes.
Na segunda máscara tínhamos d a cobria com papel de alumínio por inteiro, e foi isso que fiz em primeiro lugar. Depois decidi fazer um pirata na máscara e por isso com um pedaço de cartão fiz uma elevação na parte de cima do cabelo. Essa parte foi colada com gesso pela parte de dentro da máscara. Depois com um bocado de tecido branco cobri e fiz um efeito de nó no canto superior esquerdo e fiz pequenas bolinhas vermelhas no lenço do pirata. Sendo assim passei á realização da pala para o olha direito, peguei então num pedaço de cartão e cortei, colei por cima tiras de lã para dar um efeito engraçado. Para ligar a pala ao resto máscara da usei cola branca e depois e esta estar colada com um bocado do lã azul escura fiz a ligação da pala ao rosto. Como a máscara parecia muito vazia decidi então fazer na boca uns pontos a lã vermelha. Mas mesmo assim a máscara parecia que faltava alguma coisa e foi então que surgiu a ideia de fazer uma cicatriz no rosto, sendo esta do lado oposto à pala. A realização da cicatriz foi feita com lã escura e cozida na própria máscara.
Reflexão crítica:
Auto avaliação: acho que o trabalho correu como desejado, apesar de o tempo previsto ter sido muito mais reduzido. Eu achei uma boa opção pois também não via o que mais poderíamos fazer coma máscara durante mais aulas, visto que a sua realização era de fácil concretização. Mas em geral acho que o trabalho correu bem, que foi muito bem conseguido e também muito empreendedor.
Problemas surgidos, tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas as dificuldades: bem os problemas que mais se opuseram a realização do trabalho, foram as ideias originais, visto que não me surgia nada. Mas todos os problemas foram bem ultrapassados e isso reflecte-se no produto final da avaliação.
Apreciação dos outros trabalhos: na minha opinião neste trabalho, os trabalhos das minhas colegas formam melhores do que no projecto anterior. Acho que houve mais empenho neste, e isso replete-se na observação dos dois trabalhos.
domingo, 23 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário